terça-feira, 22 de março de 2011

Um pouco de história!!!

          O Grupo Escolar de São João da Bocaina, hoje Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Leônidas Pacheco Ferreira, foi inaugurado no dia 18 de março de 1911, num terreno onde antes havia sido o primeiro cemitério da então Vila de São João da Bocaina.
          Em 11 de junho de 1913 ocorreu a instalação do prédio. Funcionava em 1 período, com 8 classes.
          Naquele tempo as meninas e os meninos eram separados. Eram 4 classes de meninos e 4 de meninas. Para os meninos só existiam professores e para as meninas apenas professoras. Até na hora do recreio eram separados: os meninos ficavam na parte de cima do pátio e as meninas na parte de baixo. Nem a saída ao fim das aulas era no mesmo horário. Os meninos saíam primeiro e as meninas uns dez minutos depois.

Primeiro diretor: Arnaldo Leal

Professoras: Philomena Baylão
                      Anna Eugênia de Moraes
                      Josephina de Almeida
                      Rachel Alcantara
                      Anna Carmen Damy (sem regência de classe)
                      Zelina de Magalhães Castro (escola de sede mixta)

Professores: Flavio Pinto Cesar
                      Fernando Paes de Barros
                      Garcindo Portella
                      Luiz Scaglioni
                      Decio Paes de Barros (escola de sede masculina noturna)

Porteiro e Servente masculino: Candido Galdino

Servente feminina: Sophia de Vasconcelos


Grupo Escolar de São João da Bocaina - 1913

2 comentários:

  1. Gostaria de ter notícias da minha querida Professora D. Helia (1962)
    Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Uma breve história....
    Hoje estou com 61 anos, nasci em Bocaina, estudei no Grupo, foi minha base "sólida".
    Minha família é muito numerosa (Frari, Debiazzi, Cascadan, Stefarolli, Ferrarezi, Carazato, Pegoraro, Rossignholi, e outras que se juntaram....
    Morei em Bocaina de 1955 a 1963, depois, mudamos para Jaú 1963 e Eu até 1974 (Meus Pais ficaram em Jaú) e fui para Campinas (1974 a 2002) e me mudei para Jundiaí, onde resido até hoje.
    Sou formado em Administração e tenho Pós-Graduação em Administração pela General Electric Company e tantos outros cursos..
    Hoje aposentado e com forte lembranças da minha infância e de minha primeira professora, Dona Helia, o sobrenome não me lembro.
    Um dia, gostaria de visitar a Escola (Grupo) e rever lugares e vislumbrar algumas lembranças.
    Meus Pais estudaram aí também (Sebastião Frari e Maria Cecília Debiazzi Frari).
    Obrigado por ler e atenciosamente a quem devo procurar, neste provável mês de Agosto/2016.
    João Ângelo Frari

    ResponderExcluir